Política de Garantia
1 – DO PRAZO DE GARANTIA
As pastilhas de freio Hi-Q e HAGEN são garantidas exclusivamente contra defeito de fabricação pelo prazo de 90 (noventa) dias contados da data de compra, conforme previsto pelo Artigo 26 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Pastilhas de freio que superam 5.000 km de uso já apresentam desgastes naturais que dificultam a identificação de defeitos de fabricação, por isso, caso seja constatado algum indício de problema, recomenda-se levar o veículo imediatamente ao profissional que instalou as pastilhas.
2 – PRIMEIROS USOS DA PASTILHA
ATENÇÃO: para a correta adaptação das pastilhas ao disco, respeite o período de assentamento e evite freadas bruscas nos primeiros 200 km após a instação.
3 – ORIENTAÇÕES
- O sistema de freio é fator de segurança de trânsito para os usuários do veículo e, também, para a segurança de outros veículos, pedestres e propriedade privada alheia, desta forma é recomendável verificá-lo a cada 5.000 km rodados e sempre que forem realizados serviços de rodízio e geometria dos pneus.
- Caso entre uma verificação e outra o sistema de freios produzir ruídos ou tenha sua eficiência de frenagem reduzida, recomenda-se a verificação imediata.
- Caso a espessura do material de fricção seja inferior a 4 mm ou caso se soltem os indicadores de desgaste (sensores), substituir todas as pastilhas do eixo.
- Não permitir que o material de fricção das pastilhas de freio, discos, pinça, etc, entrem em contato com gorduras, óleos ou outros lubrificantes ou agentes de limpeza à base de óleos minerais, pois isso poderá levar à falha de frenagem. Se necessário, substituir as peças que tenham sido contaminadas.
- Não utilizar instrumentos de pontas, uma vez que o uso inadequado destes pode causar danos. Utilizar apenas ferramentas apropriadas.
- Caso se observe, durante a substituição, danos em qualquer das peças do sistema de frenagem, deve-se reparar adequadamente antes de liberar o veículo para rodar novamente.
- Antes de iniciar qualquer trabalho no sistema de frenagem, colocar na direção um aviso de que o veículo se encontra em reparação, calçar as rodas que permanecem no solo, elevar o veículo e assegurar sua estabilidade. Iniciar os trabalhos em um dos lados do eixo. O sistema de freio do lado oposto pode servir de guia para o posicionamento correto de cada peça durante a montagem. Todos os passos efetuados para a montagem devem ser idênticos em ambos os lados. ATENÇÃO:
- As molas que seguram as pastilhas encontram-se em tensão: aliviar de forma controlada e mantê-las no seu lugar tapando o alojamento das pinças.
- Não ativar o sistema de frenagem após a remoção das pastilhas de freio.
- Não descartar as pastilhas de freios em depósito comuns de lixo, mas em recipientes próprios conforme regulamentação.
4 – SUBSTITUIÇÃO DAS PASTILHAS COM DESMONTAGEM PARCIAL DAS PINÇAS
- Segurar as pinças dos freios (se a remoção das pastilhas não for possível a partir do topo).
- No caso de existir um indicador de desgaste (sensor), desligar a conexão.
- Dependendo da configuração da pinça, soltar molas, parafusos de aperto, buchas e pino.
- Empurrar o êmbolo para trás e rodar para fora ou remover o alojamento. Não desligar o tubo do freio.
- Apoiar ou suspender o alojamento removido de tal forma que o tubo de freio não fique em tensão ou danificado.
- Remover as pastilhas de freio do alojamento.
- Limpar as placas das pastilhas, os alojamentos e buchas com agentes de limpeza que não contenham óleos minerais, como por exemplo álcool metílico. Substituir as tampas de proteção contra poeiras que se encontram danificadas ou quebradiças.
5 – MONTAGEM
- Verificar se as pastilhas a serem instaladas são as indicadas para o veículo conforme modelo, ano e versão.
- As novas pastilhas devem mover-se livremente nas buchas.
- As placas antirruídos que não estejam enferrujadas, amassadas ou empenadas devem ser reinstaladas. Caso contrário substituir as peças.
- Ligar os indicadores de desgaste (sensores) que estejam bons ou usar novos, caso o veículo tenha o sistema para leitura de desgaste.
- Inserir as novas pastilhas de freio seguindo a ordem de desmontagem, com a superfície de fricção contra o disco.
- Inserir as buchas, molas e grampos conforme posição original.
- No caso de as pastilhas de freio estarem equipadas com indicadores de desgaste (sensor), ligar as chaves e tomadas.
- Aperte os pinos soltos das pinças do freio ou das buchas. Substituir os parafusos de bloqueio por novos do mesmo tipo. ATENÇÃO: Observar o aperto dos pinos que fixam o corpo das pinças conforme indicação do fabricante do veículo. A aplicação de torque incorreto nos parafusos pode acarretar mau funcionamento do conjunto de freio, causando uma força de arrasto residual no sistema.
- Os freios que combinam um dispositivo de ajuste mecânico de estacionamento terão de apresentar um movimento livre após repetidas atuações do freio, o qual deverá estar de acordo com as instruções do fabricante do veículo.
6 – TESTE FUNCIONAL
Depois de montar as rodas e baixar o veículo, verificar o que segue:
- Verificar o nível do fluído de freios no reservatório e completá-lo se necessário, até o limite máximo. Usar apenas fluído para freios novo para o mesmo grau especificado pelo fabricante do veículo. CUIDADO: Em caso de manuseio incorreto, o fluído pode causar sérias lesões ou danos. Ler as instruções do fabricante do fluído para freios.
6.1 – ATENÇÃO
- Para posicionar corretamente as pastilhas de freio, atuar repetidamente o sistema de frenagem, com veículo no solo.
- Repetir esse processo até que o pedal de freio se estabilize a aproximadamente um terço do seu curso total. Exercendo uma força máxima constante, o curso do pedal não deverá alterar-se, mesmo que se mantenha a pressão por período prolongado.
6.2 – AVISOS
- Se o ponto de pressão e consistência não for alcançado, verificar todo o sistema de freios, caso contrário haverá risco de falha na frenagem.
- Verificar novamente se existem fugas no sistema de frenagem, como por exemplo vazamento de fluído para freio.
- Efetuar travagens de teste em velocidades baixas, tendo presente que a eficácia dos freios poderá, de certa forma, ser inferior nas primeiras utilizações. Não aplicar força excessiva ou frenagem contínua no intuito de se obter um assentamento mais rápido.
- Se os testes de frenagem forem realizados em vias públicas, respeitar todas as regras de trânsito vigentes.
- Prosseguir os testes funcionais sobre piso rolante para se certificar que o sistema está de acordo com todos os requisitos legais.
7 – DA PERDA DA GARANTIA
Perderão a garantia as peças que apresentarem as seguintes características:
- Danos provocados por acidentes.
- Instalação defeituosa e/ou inadequada.
- Retrabalhos – seja na plaqueta ou no bolo de atrito – como (e não se limitando) à retirada de material (desbaste), solda, usinagem, furações, alterações no chanfro.
- Aplicação de ferramentas inapropriadas.
- Armazenamento inadequado.
- Contaminação por gorduras, óleos, lubrificantes ou agentes de limpeza à base de óleos minerais.
- Desgaste natural do produto.
- Desgaste discrepante entre um lado e outro da pastilha, o que é resultado de falha de outros componentes de freio.
8 – PROCEDIMENTO DE GARANTIA
- O consumidor deverá solicitar análise da garantia diretamente com a loja ou oficina que lhe forneceu as pastilhas.
- A loja/oficina enviará formulário preenchido à PARATUS COMÉRCIO INTERNACIONAL E PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS LTDA. ("Paratus"), requisitando a análise de garantia, no qual deverá constar as seguintes informações:
-
-
- Dados pessoais do consumidor, como nome, CPF, endereço residencial, endereço de e-mail e telefone celular.
- Número da nota fiscal ao consumidor e data de emissão.
- Dados do veículo como marca, modelo, ano de fabricação e versão.
- Informação de odômetro do veículo quando da instalação e atual.
- Dados de ordem de serviço, especificando os serviços realizados no sistema de freio do veículo.
- Descrição da reclamação feita pelo consumidor.
- Enviar juntamente com o formulário cópia da nota fiscal ao consumidor, foto das pastilhas e dos discos de freio feita no dia da reclamação, foto do odômetro do veículo na data da reclamação, foto da frente toda do veículo com a placa visível.
- Após o envio de todas as informações é iniciado o procedimento de análise de garantia, o qual será concluído com envio de laudo pela Paratus, especificando se procedente ou não a garantia.
- Sendo procedente, a garantia será bonificada pelo valor de custo do produto proporcionalmente ao desgaste verificado.
- A bonificação decorrente de garantia procedente, não contemplará custos como mão de obra ou outras peças ou serviços.
9 – RECOMENDAÇÕES
- Substituir os discos de freio juntamente com as pastilhas.
- Se os discos apresentarem baixo desgaste, contendo material suficiente e que não comprometa a eficiência do conjunto, realizar planificação de superfície em torno mecânico para garantir perfeito assentamento das pastilhas ao disco.
- Substituir o fluído de freio conforme especificação do fabricante do veículo. Caso o fluído constante no sistema ainda apresente boas condições de uso, conforme avaliação do profissional mecânico, completar até o nível máximo do reservatório, utilizando fluído para freio conforme especificação do fabricante do veículo.
Evite realizar a substituição das pastilhas de freio em casa. Prefira a contratação de profissional mecânico o qual deverá realizar a verificação de todo o sistema de freio antes da instalação.